Transporte sustentável em Berlim – Ônibus elétrico

Transporte sustentável – O primeiro ônibus elétrico articulado em Berlim faz parte do projeto “E-MetroBus”. Os veículos articulados com emissão zero serão responsáveis por todas as viagens na Linha 200. 

Foto: KarlaNomade ©Karla Maragno

A aparência pode ser a mesma, por dentro e por fora, mas ao fazer sua viagem sustentável com o ônibus elétrico, vai perceber que ele é diferente não só para o meio ambiente. 

Primeiramente, porque o veículo soa como uma turbina ao se aproximar da parada do ônibus. Devo dizer que uma turbina até que bem silenciosa. (Confira no vídeo) Isso transmite a sensação de que ele pareça ser muito mais sofisticado do que a maioria dos outros ônibus do planeta. 

Além do mais, o chamado e-MetroBus.berlin também é bem mais confortável para os passageiros, no sentido de que não sacode tanto quanto um ônibus comum. 

O que é o transporte sustentável?

Transporte sustentável, faz parte, é claro, do estilo de vida sustentável e é o termo utilizado para definir todas aquelas estratégias que visam melhorar a vida nas cidades e garantir o direito de ir e vir com mais praticidade e sem prejudicar o meio ambiente.

A linha 200 de ônibus de Berlim

A rota feita pelos ônibus 200, agora integralmente elétricos, costumava passar por muitas atrações e pontos turísticos de Berlim. Para muitos visitantes, era uma forma bem barata de passear pela cidade. Mas a rota foi alterada e agora apenas a linha 100 continua passeando pelos pontos turísticos famosos. 

É um bilhete para a zona tarifária AB. Descer durante a viagem não é problema, já que o próximo ônibus chega a cada dez minutos.

O passeio com o ônibus 200 começa na estação ferroviária de Zoologischer Garten. A estação costumava ser um importante centro de transporte para o tráfego ferroviário por um longo tempo. Agora a Hauptbahnhof assumiu este papel. A estação ganhou fama muito além das fronteiras de Berlim com o livro “Wir Kinder vom Bahnhof Zoo” de Christiane F. 

Além disso, a poucos minutos a pé da estação Zoologischer Garten estão o famoso Jardim Zoológico, a rua de compras Kurfürstendamm e   aBreitscheidplatz com a igreja mais famosa de Berlim.

top dica

Em tempos normais, é possível comprar o bilhete diretamente com o motorista do ônibus. Mas em tempos de pandemia, isso não é possível. Os motoristas ficam dentro de uma faixa de isolamento. Ou seja, compre sua passagem antes de pegar o ônibus ou use o aplicativo da BVG.

Proteção climática

Cada vez mais ônibus com acionamentos elétricos inovadores estão substituindo os antigos veículos a diesel. Isto torna a mobilidade sustentável, mais limpa, mais silenciosa e ambientalmente mais amigável. 

Os primeiros ônibus E-articulados são outro marco para a proteção climática e a modernização da BVG. 

A BVG (Berliner Verkehrsbetriebe) Companhia de Transportes Berlinense, é a empresa que gere os ônibus eléctricos e o U-Bhan – o metrô de Berlim. Existe também em determinados locais também há oferta de linhas de barco e balsa.

Rolf Erfurt, membro da diretoria da BVG para operações, diz: “Este projeto é pioneiro para a mobilidade elétrica em Berlim. Os ônibus articulados são a espinha dorsal de nossa frota de ônibus e estamos muito felizes em poder testá-los também na versão movida a eletricidade. 

Plano para futuro da mobilidade urbana sustentável em Berlim

A BVG tem atualmente um total de cerca de 1.500 ônibus em sua frota, que são usados para servir cerca de 150 linhas de ônibus. Nos próximos anos, a BVG planeja aumentar o uso de ônibus urbanos operados eletricamente.

O objetivo é o uso econômico de ônibus elétricos silenciosos, limpos e ecologicamente corretos.

O Senado de Berlim, pensando mais além no transporte sustentável,  lançou o objetivo de uma frota de ônibus 100% livre de emissões locais até o ano de 2030.

Você poderá também se interessar

Um comentário sobre “Transporte sustentável em Berlim – Ônibus elétrico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.