Por que o estilo de vida sustentável precisa de um manifesto?
Para que um dia esse estilo se torne natural, pois a forma que pensamos, nos comportamos, escolhemos e compramos podem ter um grande impacto no planeta.
O cidadão sustentável compreende que suas ações repercutem e interferem na qualidade de vida de outras pessoas, na comunidade e no meio ambiente.
É consciente de que, através de sua condição de consumidor, é capaz de influenciar no rumo da economia, buscando opções mais sustentáveis.
Como fabricante ou prestador de serviços, compreende a amplitude do serviço e dos produtos que oferece à sociedade.
Conhece seus direitos e seus deveres, e não espera unicamente por mudanças a partir de governos e empresas. Ele “faz” acontecer, se mobiliza, organiza e busca o melhor para si e seus semelhantes.
manifesto do estilo de vida sustentável
1. Use produtos mais ecológicos
A fabricação e consumo de produtos ecológicos, como alimentos, vestuário, mobiliário, materiais de construção etc., além de garantir mais saúde, promove uma melhor qualidade de vida para o consumidor.
É importante aprendemos a repensar nossa forma de consumir, pois assim, nos tornamos mais conscientes, responsáveis e adotarmos um novo estilo de vida, mais harmonioso, justo e que recupere e preserve recursos para as gerações atuais e futuras.
2. Não se deixe seduzir pela propaganda consumista
Não permita que a propaganda consumista, que encara as pessoas apenas como consumidores e não seres humanos, lhe diga o que é ou não tendência, o que você deve ou não vestir, comer, beber, colocar nos cabelos, pele, etc.
Tudo o que consumir, faça-o conscientemente. Exerça seu direito de escolha, o que inclui também o direito de recusar o que é inútil e prejudicial.
3. Use roupas sustentáveis
A indústria da moda é uma das principais indústrias poluidoras do mundo. Para diminuir o impacto que esta indústria tem no planeta, você poderia comprar mais suas roupas em lojas locais, brechós, e pontos de venda de roupas sustentáveis.
Pesquise e compre marcas sustentáveis. Jamais use marcas que exploram o trabalho infantil.
4. Consuma produtos orgânicos
Se possível, adquira produtos orgânicos, que não tenham sido cultivados com adubos químicos ou pulverizados com agrotóxicos e que sejam certificados por entidades reconhecidamente idôneas em sua região ou vinculadas à IFOAM (Federeção Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica).
Procure pontos de venda de produtos orgânicos na cidade -feiras, entrepostos, casas de produtos naturais, etc.-, onde você encontrará um grande sortimento de artigos alimentícios de qualidade.
5. Compartilhe suas experiências
Se você vive de forma sustentável, compartilhe com outras pessoas suas histórias, suas experiências, o que você aprendeu.
Cada um de nós tem algo a contribuir e ajudar a outras pessoas fazerem melhores escolhas para a saúde própria e do meio ambiente. As pessoas vão gostar de saber!
6. Prefira transportes coletivos ao invés do carro
Prefira transportes coletivos sempre que possível, como metrô, ônibus e trens. Isso reduz emissão de poluentes atmosféricos e diminui a necessidade de mais vias de acesso nas já saturadas grandes cidades;
Faça uso de transporte solidário: reúna-se com vizinhos, colegas e/ou amigos para revezar no uso dos meios de transporte (automóveis) de forma a usar a capacidade de lotação do veículo, minimizando emissão de CO2.
7. Vá a pé ou de bicicleta
Ande muito a pé, não apenas na sua trilha feita com responsabilidade.
Quando fomos criados, não existiam carros. Ou seja, nossos corpos foram criados para se movimentarem.
Sempre que possível, vá andando ou vá de bicicleta. É saudável e não emite poluentes.
8. Evite excesso de shampoos e sabonetes
Evite o uso excessivo de sabonetes no corpo, com exceção das unhas, mãos, solas dos pés e órgãos genitais. Sabonetes retiram a gordura natural que reveste a pele humana, a qual funciona como proteção contra os efeitos nocivos de alguns raios do espectro solar, e microorganismos que se encontram no ambiente. Além disso, a oleosidade natural da pele é um dos fatores de assimilação das vitaminas do tipo D.
O mesmo acontece com os cabelos. Prefira shampoo em barra e naturais.
Jamais use produtos testados em animais.
9. Use produtos de limpeza ecologicamente corretos
Alguns produtos de limpeza contêm produtos químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Ao se comprometer a usar produtos de limpeza ecológicos, você pode ajudar a evitar que esses produtos químicos tenham um impacto negativo sobre a Terra.
10. Viagem de forma responsável
As viagens nos aproximam de algumas das maravilhas naturais mais impressionantes do nosso planeta e nos conecta com culturas ao redor do globo.
Ela também tem o poder de mudar os lugares e as vidas das pessoas que lá vivem – para o melhor ou para o pior.
Tenha aqui muitas informações sobre viagem sustentável.
11. Economize água
A falta de água é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta, mas isso precisa mudar.
Ao escovar os dentes por cinco minutos sem fechar a torneira, são consumidos 12 litros de água. Reduza o gasto para meio litro só molhando a escova e usando um copo do líquido para enxaguar a boca!
Muitos passam 30 minutos para lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, o gasto é de 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. Para reduzir, lave seu automóvel uma vez por mês com balde. Assim, o consumo cai para 40 litros.
Não lave roupas todos os dias. Deixe acumular o máximo de peças que puder e, só então, ligue a máquina de lavar. Se você tem tempo disponível, vale até lavar as peças na mão para evitar o desperdício. Outra dica é colocar um balde vazio perto do chuveiro quando estiver tomando banho. A água coletada ali pode servir para deixar as roupas mais sujas de molho antes da lavagem.
12. Economize luz e energia elétrica
Ao utilizar menos energia, você pode ajudar a reduzir as emissões de carbono.
Os principais aparelhos domésticos que consomem mais energia elétrica são: a geladeira, o chuveiro, a tv, o ferro elétrico, a máquina de lavar, ar condicionado e também a iluminação. O uso correto destes aparelhos pode ajudar a economizar energia em casa.
13. Diminua seu lixo
Na busca pela minimização dos danos causados ao meio ambiente pelo excesso de lixo produzido e pela exploração exagerada dos recursos naturais, surgiram algumas alternativas importantes de ação preventiva, como a redução, a reutilização e a reciclagem. Estas ações, chamadas de “a política dos 3 Rs”, visam reduzir a geração de resíduos e transformar alguns resíduos em um novo produto. Os 3 Rs fazem parte de um processo educativo que tem o objetivo de modificar os hábitos da sociedade no que diz respeito ao consumo exagerado e ao desperdício.
Os 3 Rs da sustentabilidade devem ser entendidos por ordem de importância. Assim, o primeiro passo é tentar reduzir ao máximo. Em seguida, a reutilização de um produto deve ser aplicada sempre que possível. Por último, quando um material precisar ser realmente descartado, podemos aplicar a reciclagem.
14. Evite usar papel
Para evitar o desperdício de papel, escolha receber cartas por e-mail e só imprimir documentos se necessário. Você também pode pedir às lojas que lhe enviem por e-mail seu recibo em vez de imprimi-lo.
15. Fique bem longe do plástico
Use alternativas reutilizáveis.
Os produtos de uso único, particularmente os plásticos, tendem a acabar em aterros e no oceano, causando danos à vida selvagem e ao meio ambiente. Previna isto, optando por utilizar alternativas reutilizáveis e ecologicamente corretas.
Um comentário sobre “Manifesto estilo de vida sustentável”