Aquaponia: conheça esse método sustentável de cultura!

Aquaponia refere-se a um processo que combina as técnicas de criação de peixes na aquicultura e o cultivo de plantas úteis por meio da hidroponia. Um sistema aquapônico é sempre uma combinação de um sistema de circuito fechado para a produção de peixes e um sistema hidropônico para o cultivo de plantas, por exemplo, vegetais e ervas.

O sistema funciona utilizando os excrementos da piscicultura como nutrientes para as plantas. Isso geralmente é feito automaticamente usando sistemas de bomba. A entrada de nutrientes necessária para o crescimento das plantas é, portanto, realizada através da alimentação dos peixes.

Noções básicas de aquaponia

O termo aquaponia significa uma combinação de aquacultura e hidropônica.

Tipicamente, as culturas combinadas se complementam sob a forma de uma economia circular. Aqui, a piscicultura serve como um produtor de nutrientes, enquanto as plantas vivem como consumidores dos resíduos da piscicultura, que foi processada por bactérias.

Este é o mesmo processo que ocorre em águas interiores e tem sido comumente descrito como o “ciclo do nitrogênio”. Ao contrário da agricultura convencional, que só pode utilizar uma pequena seção do ciclo de nutrientes, a aquaponia mapeia imediatamente um biociclo completo.

Em comparação com a natureza, isto corresponde a um ecossistema completo, tal como um lago: peixes ou outros animais que vivem na água produzem nutrientes que são processados por bactérias e absorvidos pelas plantas.

Sustentabilidade

A aquapônica é sustentável de várias formas, além de ser um salto para uma mentalidade sustentável em ciclos.

Não apenas a água, mas também os nutrientes e até mesmo as culturas estão em um sistema fechado. Nada pode ser perdido, mas tudo serve a um propósito. Dentro desta lógica, também utilizamos as outras substâncias da cultura que não são utilizáveis pelo ser humano.

As vantagens do sistema de aquaponia

Somente através da evaporação e evapotranspiração (absorção pelas plantas) uma pequena quantidade de água é perdida. Todos os outros nutrientes são retidos. Isto é positivo em termos de recuperação de fósforo e evita a entrada de nitrato nas águas subterrâneas. Portanto, a aquapônica é extremamente amigável em termos de recursos.

Além disso, nem antibióticos nem pesticidas (ou inseticidas, fungicidas ou similares) podem ser usados na aquapônica, pois isso prejudicaria as outras culturas do ciclo. As pragas são constantemente monitoradas na aquapônica, mas são controladas sem agentes químicos. Isto é feito exclusivamente por insetos benéficos, que por sua vez exterminam as pragas.

Ciclos fechados substituem matérias primas e resíduos

As propriedades de economia de recursos da aquapônica não são coincidência, pois é justamente a mudança para uma economia de ciclo fechado que também dá o salto para a produção sem desperdícios.

Uma comparação entre as duas culturas individuais, aquicultura e hidroponia, mostra de forma impressionante porque não temos desperdício de materiais na aquapônica e, portanto, nenhum nutriente é desperdiçado.

Perdas na aquicultura: água e lodo de esgoto.

Leia aqui sobre permacultura urbana

Formas de aplicação

Você pode usar este método desde na sua pequena e simples planta de quintal até a grande plantação de vários hectares em uma estufa moderna. Ou seja, tudo é possível.

Semelhantemente à diversidade na horticultura, a aquaponia pode ser cultivada em todos os tamanhos concebíveis, frio ou quente, em túneis, estufas, ou mesmo ao ar livre. 

Aquapônica de última geração com hidropônicos modernos

Quando falamos de sistemas em larga escala, normalmente nos referimos à aquicultura em combinação com hidropônicos em uma estufa. Elas permitem criar as condições ideais para todas as culturas. Como é comum na horticultura, os tamanhos das estufas dificilmente são limitados em tamanho devido ao projeto modular. Fiel à regra na agricultura e horticultura, o mesmo se aplica aqui: Quanto mais área, mais colheita, mais baratos são os preços de produção. Portanto, a aquapônica é ainda mais valiosa em escalas agrícolas.

O que pode ser cultivado em aquaponia?

Em princípio, o cultivo sem solo em hidropônicos pode ser realizado com quase todas as culturas vegetais. Sejam frutas ou vegetais de folhas, ervas, frutas, em última análise, é apenas uma questão do método de cultivo. Entretanto, as despesas com o cultivo em estufas não valem, de forma alguma, a pena para todas as culturas. Os lucros de uma cultura de batata, milho ou beterraba não podem refinanciar um investimento.

Piscicultura na aquicultura

Um componente é a criação ou manutenção de peixes em tanques. Você pode manter diversas espécies de peixes desta forma. Porém, as tilápias são preferidas por causa de suas baixas exigências protéicas.

A substituição da farinha de peixe é possível alimentando as proteínas vegetais (algas e outros alimentos vegetais). Entretanto, em climas temperados há uma necessidade adicional de energia para temperar a água. Peixes e plantas devem ser ajustados ao clima no sistema de aquicultura.

Cultivo de plantas em hidropônicos

O segundo componente de um sistema aquapônico é o cultivo de plantas em substrato inorgânico semelhante ao hidropônico, mas sem a solução nutritiva pré-produzida ali utilizada.

As culturas são geralmente cultivadas em recipientes ou camas cheias com um substrato (por exemplo, argila expandida não flutuante (densidade > 1) ou cascalho) e periodicamente inundadas com a água rica em nutrientes do tanque do peixe. Também é possível o cultivo com técnica de filme de nutrientes ou cultura em águas profundas.

A água transbordante é devolvida ao tanque de peixes. Na prática, a água não é bombeada para fora do tanque de peixes (caso contrário, o nível de água ali afunda demais), mas a água é bombeada de um reservatório de água para o tanque de peixes. O transbordamento então corre para o sistema hidropônico e a água residual ou água de infiltração de volta ao reservatório de água.

top dica

Uma boa maneira de lidar com os sólidos acumulados na aquaponia é o uso de minhocas, as quais aumentam a eficiência da mineralização da matéria orgânica, mobilizando nutrientes de volta para a água para que possam ser utilizados pelas plantas e/ou outros organismos no sistema.

Resumo do processo de aquaponia

A ração em pellets (vegetariana ou com proteína animal) é ingerida pelo peixe.
Os produtos finais do metabolismo do peixe são convertidos pelas bactérias primeiro em nitrito, depois em nitrato.
As plantas absorvem os nutrientes da água através de suas raízes.

Perspectivas

O desenvolvimento está atualmente progredindo muito rapidamente na aquaponia.  Isto é, nos últimos anos, grandes progressos têm sido feitos na ciência.

A fim de explorar as sinergias da aquaponia ecológica e economicamente, mais e mais plantios de grande escala serão construídas no futuro, o que também cobrirá nichos de mercado. Eles já são a solução para nossos problemas ecológicos e, portanto, não são afetados pelas exigências cada vez maiores de compatibilidade ecológica de plantas agrícolas e hortícolas no futuro.

Temas relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.