Descubra os benefícios de 7 alimentos importantes que são ignorados

Há tempos que especialistas sugerem que existem alimentos importantes que podem ser o melhor remédio para diversos distúrbios. Afinal, a natureza é rica em prover nutrientes, capazes de prevenir e até curar doenças e problemas no nosso corpo, além de trazer muitos benefícios para a saúde.

Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e fibras é a chave para manter o bom funcionamento do organismo. E ainda confere outras vantagens, como pele e cabelos impecáveis! 

Infelizmente, muitos destes aliados da nossa saúde são ignorados. Viver de forma sustentável é também conhece-los e colocá-los em nosso cardápio.

Descubra alimentos importantes que são ignorados

Se aprendêssemos como aproveitar ao máximo as plantas que nos dão o alimento, com certeza incrementaríamos o nosso nível de nutrição e diminuiríamos o gasto de energia na produção de alimento. 

Ao caminhar pelas grandes cidades, notamos a quantidade de alimentos jogados fora todos os dias. Muitos alimentos importantes são ignorados como comida.

Veja abaixo uma lista de alimentos importantes que geralmente são ignorados. 

01. Folhas de algodão

O algodoeiro é conhecido pelos antigos como planta medicinal excelente no combate aos problemas uterinos. Fato comprovado por muitas mulheres que ainda hoje utilizam de seu consumo. O algodão serve para a produção de tecidos para roupas, limpeza de pele, de unhas, curativos e produtos higiênicos como os absorventes. Entretanto, em suas folhas está uma parte importante para a saúde.

As folhas do algodão são diuréticas, antirreumáticas, bactericidas, emolientes e anti-hemorrágicas. Elas podem ser usadas como chá e também refogadas para acompanhar uma refeição.

02. Folhas de beterraba

A folha da beterraba é recheada de antioxidantes e rica em nutrientes. Por isso ela traz muitos benefícios para a saúde. Elas possuem fibras, fósforo, zinco, magnésio, potássio, cobre, manganês, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vitamina K.

Além disso elas são fonte de fibras. Uma porção de 100 g de folha de beterraba crua apresenta 3,7 g de fibras, enquanto a mesma quantidade do ingrediente cozido é composta por 2,9 g do nutriente. Sabemos da importância de incluir alimentos que sirvam como fonte de fibras nas refeições do dia a dia porque o nutriente contribui com o trânsito intestinal, além de atuar na promoção da saciedade do corpo.

As folhas de beterraba podem ser consumidas cruas ou refogadas. Por possuir poucas calorias, vale a pena inclui-las nas refeições para ajudar no controle de peso.

 

03. Folhas de cenoura

As folhas das cenouras têm motivos de sobra para não irem parar no lixo, pois elas fazem parte dos alimentos importantes. Isso porque essa parte verde é rica em fibras, além de ser também fonte de proteínas, ferro, magnésio, ferro, zinco, vitamina K, vitamina C e betacaroteno, que é um poderoso antioxidante.

Podem ser consumidas cruas, nos sucos, ou refogadas. 

04. Folhas de alho

 

 

Não é tarefa fácil encontrar as folhas de alho para comprar, mas se você planta alho em sua hortinha, aproveite suas folhas pois elas são um excelente tempero.

Dão um sabor bem especial nos alimentos, possuem aroma mais suave que o alho. Também é possível fazer molho pesto de folhas de alho. 

05. Semente de abóbora

As sementes de abóbora fazem parte da lista dos alimentos importantes, pois ajudam a relaxar e a aumentar o bem-estar: por ter magnésio e triptofano que são substâncias que atuam à nível cerebral, ajudando a combater o stress excessivo e estimula a memória.
Além disso elas ajudam a emagrecer, por serem ricas em fibras.
São também uma boa fonte de proteínas, antioxidante, ômega 3, zinco e ferro.

06. Flor de abóbora

São ricas em cálcio e fósforo, por isso são adequados tanto nos estágios de crescimento para crianças, como também para as pessoas que têm problemas com a osteoporose.

As flores abóbora ajudam a bloquear o desenvolvimento de células malignas e também atuam no fortalecimento do sistema imunológico. 

Previnem a oxidação do LDL ou lipoproteína de baixa densidade, também chamado de colesterol ruim. Além disso ajudam na boa digestão. 

07. Semente de melancia

As sementes de melancia possuem compostos com propriedades diuréticas, que estimulam o sistema renal, e ajudam  a eliminar o excesso de líquidos do corpo e reduzir a retenção de líquidos, hipertensão arterial e doenças associadas com o sistema renal, como infecções urinárias e presença de pedra no rim.

Elas também contêm zinco e magnésio, que são minerais com ação antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres, e ômega 6, que apresenta inúmeros benefícios para a saúde. 

As sementes de melancia também são ricas em magnésio e cálcio e, por isso, contribuem para a saúde dos dentes e dos ossos e ajudam a prevenir a osteoporose e são ricas em ferro e ácido fólico, muito importantes na prevenção de alguns tipos de anemia. 

Essa lista são apenas alguns dos alimentos importantes geralmente descartadas como inúteis. A natureza é infinitamente abundante. Portanto, aproveite mais os alimentos e tenha uma melhora na saúde. 

Leia aqui sobre os benefícios das folhas de bétula

 

Posts relacionados

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.